Logotipo Cine Theatro Brasil Magenta
Search
Close this search box.

Primeiro Tempo de Algo

Dança – Contemporânea | Livre | 50min.
17 de março de 2023

Clique aqui e compre seu ingresso!

“Primeiro Tempo de Algo” é o trabalho mais recente do Coletivo nomeiodeparacom, criado durante a pandemia no ano de 2021 e conta com a direção do mexicano Carlos Castellanos. O espetáculo trata-se de uma pesquisa dançada, que parte das memórias da juventude do elenco e se desdobram em espaços simbólicos, ressignificações produzidas pelo Coletivo, na busca do compartilhamento de vivências de juventudes e da aprendizagem colaborativa e coletiva.

Essa criação é o encontro das investigações artísticas do Coletivo nomeiodeparacom com Carlos Castellanos. As pesquisas do Coletivo sobre as relações entre juventude e dança na busca por desenvolver dramaturgias do corpo nas artes da cena voltada ao público jovem entrelaça-se com o trabalho de Carlos Castellanos que está fundamentado em entremear o ritual cotidiano ao ritual sagrado com base em exercícios cênicos, que nascem de razões sociais e afetivas, partindo sempre da técnica teatral, da investigação antropológica aplicada à cena e da reflexão sobre nossas identidades. As pesquisas desses artistas constroem laços de uma complementaridade paradoxal em “Primeiro Tempo de Algo”. Geralmente se pensa o ritual relacionado a tradição, ao fixo, à norma, ao contínuo. Por outro lado, a noção de juventude, relaciona-se com algo transitório, passageiro, efêmero. Nessa perspectiva os ritos ligados à juventude são ritos de passagem, demarcadores de fronteiras entre fases da vida.

No mundo contemporâneo essas fronteiras se tornam cada vez mais híbridas e nubladas. Ritualizar esse corpo jovem, em um momento de liquidez de fronteiras, é um modo de diálogo e de problematização do olhar sobre a juventude no mundo contemporâneo. Ao investigar as memórias cotidianas, constroem uma gestualidade e um espaço de encontro do corpo de suas juventudes. Esse lugar, corpo, que habitamos. Um lugar onde somos, estamos e que nos aponta seus modos de ser e viver. A dramaturgia proposta no trabalho busca nos possibilitar conectar com uma dada condição juvenil e com o sentido desse tempo no agora. Nessa perspectiva, o trabalho cênico foi pensado para ser desenvolvido também sob essa condição do diálogo e dos encontros. Cada elenco criou 21 partituras corporais que se combinam e recombinam a cada apresentação para ser desenvolvido na rua, no espaço público em espaços alternativos e teatros, propondo diálogos entre espaços e passagens de nossas cidades, confluindo todos os elementos em um projeto de cena transitório e fixo ao mesmo tempo.

datas e horários

VALOR INGRESSOS

ENTRADA
MEIA ENTRADA

Bilheteria: Av. Amazonas, 315 – Centro.
Funcionamento: Seg – Sáb: 12:00 – 21:00 e Dom e feriados: 15:00 – 20:00.
Horário especial nos feriados.
Telefone: (31) 3201.5211 ou (31) 3243.1964

Loja Eventim – Shopping 5ª Avenida (sujeito a taxa de conveniência)
Rua Alagoas, 1314
Loja 20C– Savassi
BR – 30130-160 – Belo Horizonte

Crianças até 02 anos:
Crianças até 02 anos completos possuem gratuidade e permanecem no colo dos pais e/ou responsáveis legais.
A partir de 02 anos e 1 dia, a criança paga meia-entrada mediante apresentação da carteira de identidade ou certidão de nascimento

Meia-entrada:
A Partir de 1/12, de acordo com decreto n° 8.537 de 5 de outubro de 2015, só serão vendidos ingressos de “meia entrada de estudantes”, para aqueles que tiverem as CIEs ( Carteiras de Estudantes ) com os seguintes requisitos:
– Nome completo e data de nascimento do estudante
– Grau de escolaridade
– Foto do estudante
– Nome da instituição de ensino ao qual o estudante está matriculado
– Data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição
– Certificação digital observando o disposto no inciso 2º do Art 1º da lei nº 12.933 de 2013
. O decreto n° 8.537, não permite que os estabelecimentos aceitem boletos ou carteirinhas de cursos, como comprovantes para a compra da meia entrada.

outros eventos que você possa gostar

plugins premium WordPress

INSCREVA-SE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES DO CINE